Consumo

Europeus gastaram 14,739€ por pessoa em 2019

Europeus gastaram 14,74€ por pessoa em 2019

Os consumidores europeus gastaram, em média, 14,739 euros por pessoa em 2019, um crescimento de 3,5 face ao poder de compra do ano anterior. Os dados são do estudo da GfK ‘Purchasing Power Europe 2019’, que indica que Liechtenstein, Suíça e Luxemburgo têm a média mais elevada de poder de compra na Europa.

O ranking dos países com maior poder de compra fica completo com a Islândia, a Noruega, a Áustria, a Alemanha, a Finlândia e a Suécia. Moldávia, o Kosovo e a Ucrânia são, por outro lado, os países com menor poder de compra, de acordo com o estudo.

“O poder de compra dos europeus cresceu aproximadamente 3,5% em 2019, o que significa um aumento substancial em relação ao valor do ano passado. Este resultado corresponde a uma média per capita de 14,739 euros. Os rankings mostram diferenças significativas entre os países avaliados e que dão conta da quantidade disponível para alimentação, serviços, energia, pensões, seguros, férias, mobilidade e produtos de consumo”, revela a GfK.

O Liechtenstein ocupa, novamente, o primeiro lugar com um poder de compra per capita de 67,550 euros. Este valor ultrapassa o de outros países e é 4,5 vezes mais elevado do que a média europeia. Com 42,067 euros por pessoa, a Suíça está em segundo lugar, mantendo a posição do ano passado. Já o Luxemburgo, chega ao top três este ano, com um poder de compra per capita de 35,096 euros, colocando a Islândia em quarto lugar. Este ano, a Suécia troca com a Finlândia ao cair da nona para a décima posição.