Revista

A reciclagem como tema principal da edição de outubro da DH

A reciclagem como tema principal da edição de outubro da DH

Com metas de reciclagem ambiciosas, Portugal tem pela frente o desafio de encontrar soluções mais eficazes para a redução e tratamento dos resíduos gerados. A distribuição moderna, a produção, a indústria de embalagens e os ambientalistas têm procurado respostas para quebrar o ciclo de desperdício e aumentar a reciclabilidade dos produtos colocados no mercado, mas dizem que ainda há muito a fazer.

Nesta edição de outubro da revista DISTRIBUIÇÃO HOJE damos capa a um dos temas que, juntamente com a descarbonização, desplastificação, economia circular e sustentabilidade, está na ordem do dia.

Leia o artigo da jornalista Ana Rita Costa, bem como a entrevista realizada à chief manifestor do zero waste lab, Ana Salcedo.

No retalho, fomos conhecer a loja mais tecnológica de Portugal. O grupo Jerónimo Martins decidiu inaugurar a mais avançada loja Pingo Doce&Go no Campus da Nova SBE, em Carcavelos. Sem filas, sem dinheiro físico, com smartphone e uma aplicação móvel, esta “lab store” vai permitir fazer compras em menos de um minuto.

Ainda no retalho, fomos falar com diversos retalhistas para perceber a importância e estratégias existem para o serviço de apoio ao cliente (SAS).

A análise da GfK para este 10.º mês de ano aborda o mercado dos grandes eletrodomésticos onde é o segmento de encastre evolui de forma mais significativa.

Na produção, marcámos presença no 2.º Fórum Compradores Internacionais. O evento organizado pela PortugalFoods contou com empresas de Angola, Alemanha, Holanda, Luxemburgo, Bósnia, México e Polónia. A qualidade, novidade e diversidade foram os pontos fortes de quem mostrou e para quem veio à procura.

Também na produção, analisamos os mercados do café e do chá. Se no primeiro, o mercado vai muito para além da “bica”, o segundo beneficia, e muito, da maior importância que o consumidor dá à saúde e bem-estar, alimentando corpo e mente.

Para finalizar a produção, o segmento Pet Care está em crescimento e as tendências de futuro, para além do natural, mix feeding e grain free, são “a transposição dos hábitos dos donos para os seus animais de estimação: a humanização”, e uma maior personalização, com dietas adaptadas a diferentes necessidades (tamanho, raça, etc.), bem como estágios de vida e fórmulas específicas para patologias diversas ou com benefícios funcionais.

Para terminar, relembrar o inRetail Congress 2019, organização conjunta da DISTRIBUIÇÃO HOJE e IFE by Abilways, que decorre nos próximos dias 18 e 19 de novembro. Para mais informações e condições especiais de inscrição, visite https://www.distribuicaohoje.com/inretail/

Por isso, boas leituras e bom evento. Vai ver que valerá a pena.