Consumo

78% dos lares portugueses escolhem alimentos saudáveis

Free From Food Expo cresce à mesma velocidade que o segmento

As preocupações de saúde e bem-estar estão a influenciar cada vez mais as escolhas do consumidor de acordo com o estudo da Kantar Worldpanel apresentado esta segunda-feira, dia 23 de outubro, na 5ª edição do Marcas e Consumidores da Centromarca.

Perante as novas exigências do consumidor, os produtos designados como ‘saudáveis’ fazem parte da escolha de 78% dos lares. Para as preocupações de bem-estar contam diferentes alimentos: 84% dos inquiridos concordam que os produtos sem conservantes ou aditivos são mais seguros para as crianças; 77,5% refere que ingere menos gordura, e 69,3% dos consumidores preocupam-se com a redução do sal.

“O ‘saudável’ é, atualmente, um dos principais elementos de dinamização do mercado, podendo mesmo falar-se do emergir de um ‘novo saudável’, assente em lares mais jovens e na apetência para o consumo de novos alimentos e ingredientes”, explica Blandine Meyer, da Kantar Worldpanel.

Desde o ano passado que se verifica uma maior adesão a este ‘novo saudável’, categoria relacionada com os produtos ‘free from’, em que o leite sem lactose é o produto mais comprado.