Agroalimentar

Existe um novo prémio para universitários com ideias para o agroalimentar

inovação no setor agroalimentar

As candidaturas ao prémio Ecotrophelia Portugal 2017, uma iniciativa da PortugalFoods e da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) para distinguir a inovação de estudantes universitários no setor agroalimentar, estão abertas e a decorrer até ao próximo dia 13 de abril. De acordo com a organização, depois da receção das candidaturas, os projetos serão avaliados por um painel de júris a 26 de maio.

O Ecotrophelia tem como objetivo o desenvolvimento de um produto ‘eco-inovador’ que deve ter em conta “as propriedades nutricionais e organoléticas (como sabor, cor e aroma) e o seu potencial e relevância comercial, mas também promover uma melhor utilização dos recursos”.

Para além disso, pretende-se assim promover a criação de laboratórios de inovação para estudantes e universidades e aproximar a academia da indústria, abrindo caminho para futuras parcerias.

Os vencedores receberão três prémios no valor de 3500 euros – 2000 euros para o primeiro lugar, 1000 euros para o segundo lugar e 500 euros para o terceiro lugar. Numa segunda fase, o vencedor do Prémio Ecotrophelia Portugal – Ouro terá ainda a oportunidade de representar Portugal no Prémio Ecotrophelia Europa que se realiza em novembro na Food Matters Live, em Londres.