Retalho

Sonae com volume de negócios de 4,6 mil M€ até setembro

Sonae com volume de negócios de 4,6 mil M€ até setembro

O volume de negócios da Sonae cresceu 10% nos primeiros nove meses do ano, para um total de 4635 milhões de euros. De acordo com os resultados operacionais divulgados pela companhia esta quarta-feira (13 de novembro), no terceiro trimestre do ano, que terminou em setembro, o volume de negócios da empresa avançou 9%, para um total de 1674 milhões de euros.

Destaque ainda para uma melhoria da rentabilidade operacional, com o EBITDA subjacente a aumentar 21% no terceiro trimestre do ano, para 162 milhões de euros, e 24% nos primeiros nove meses do ano, para 402 milhões de euros. O resultado líquido atribuível aos acionistas duplicou no terceiro trimestre, de 24 milhões de euros para 50 milhões de euros, e os investimentos da empresa foram de cerca de 275 milhões de euros até setembro, cerca de 1 milhão de euros por dia.

“Este forte nível de crescimento foi sobretudo impulsionado pela Sonae MC, mas também por um conjunto de aquisições realizadas nos últimos 12 meses, em especial a compra da participação de 20% na Sonae Sierra e o investimento, por parte da Sonae MC, numa participação de controlo na Arenal (Espanha). Mas mesmo excluindo estas aquisições, o crescimento do grupo teria atingido os 5% nos primeiros 9 meses do ano”, sublinha a presidente executiva da Sonae SGPS, Cláudia Azevedo.

Vendas da Sonae MC chegam aos 3,4 mil milhões de euros

Entre janeiro e setembro deste ano, as vendas da Sonae MC, unidade de retalho alimentar da empresa, atingiram um total de 3427 milhões de euros, um crescimento de 9,5% face ao período homólogo. As vendas like for like cresceram 3,4%. Durante o período em análise, a Sonae MC abrir 58 novas lojas, nove das quais Continente Bom Dia e duas lojas Continente Modelo, e adquiriu a Arenal.

Já a Worten, terminou os três primeiros trimestres do ano com um volume de negócios de 744 milhões de euros, “apesar da evolução negativa das categorias sazonais em agosto, devido sobretudo às temperaturas atipicamente baixas na Ibéria e do programa de ajustamento da operação de Espanha em curso”. O Marketplace da Worten cresceu “acima das expetativas, com as vendas online a crescerem 50% em termos trimestrais.

A Sonae Fashion cresceu 8% numa base comparável e ganhou quota de mercado, pelo quinto trimestre consecutivo. Terminou o período em análise com vendas 282 milhões de euros, com todas as marcas a atingirem “importantes avanços no e-commerce”.

No caso do Iberian Sports Retail Group o volume de negócios aumentou 15,5% nos últimos nove meses, para os 501 milhões de euros. Quanto à remodelação do parque de lojas da SportZone em Portugal “os resultados (do novo formato) têm sido muito positivos, com crescimentos a dois dígitos”, diz ainda a companhia.

A Sonae Sierra, por sua vez, cresceu 3,4%, para os 164 milhões de euros. Em relação à sua estratégia de reciclagem de capital, a Sonae Sierra concluiu a venda das suas participações no Algarveshopping, no Albufeira Retail Park e no Alexa no terceiro trimestre deste ano, gerando um encaixe de cerca de 45 milhões de euros no trimestre e mais de 80 milhões no ano.