Produção

Impossible Foods mostra carne de porco vegan na CES

Impossible Foods mostra carne de porco vegan na CES

A empresa norte-amerciana Impossible Foods levou ao Consumer Electronics Show (CES), que se realiza em Las Vegas (EUA) de 7 a 10 de janeiro, dois novos produtos.

Parece estranho uma empresa alimentar, ou melhor, fabricante de substitutos de carne a partir de proteína vegetal, levar a uma novidade de produto à maior feira de tecnologia do mundo, mas quando se trata de inovação, os responsáveis da empresa pensaram em termos tecnológicos.

Assim, carne de porco produzida a partir de plantas e linguiça vegan produzida a partir de plantas foram as grandes novidades da Impossible Foods na CES 2020, deixando Pat Brown, CEO da empresa, a certeza de que, “no futuro, poderão ser desenvolvidos substitutos vegetais para carne de cordeiro e cabrito, peixe e laticínios”.

A Impossible Foods, criadora do “Impossible Burger” e rival da Beyond Meat (empresa que valorizou em mais de 800 milhões de dólares nos primeiros meses em bolsa), deu um passo além da vitela e criou uma alternativa à carne de porco. A ‘carne’ vegan com sabor a carne de porco, mas sem carne de porco, é produzida nos laboratórios da Impossible Foods a partir de soja, óleo de girassol e coco, aminoácidos, vitaminas, açúcares e ferro.

Uma combinação com a qual o grupo americano consegue dar uma textura e sabor da carne de porco, mas feita a partir de vegetais. Segundo a própria empresa, “com este novo produto pode cozinhar-se o mesmo tipo de receita que com a carne de porco, mas 100% vegan”.

O responsável da companhia norte-americana confidenciou no CES 2020 que este produto possui “40% menos calorias que a carne, 60% menos gordura e zero colesterol”. Brown salientou ainda que a ‘carne de porco’ vegan não é um mero acompanhamento do “Impossible Burger”, mas continua a desempenhar um papel vital na abordagem “das duas principais ameaças: mudança climática e conservação da biodiversidade”.

A Impossible Foods é, juntamente com a Beyond Meat e a Just, Inc (todas baseadas na Califórnia e com laços estreitos ao setor tecnológico), uma das três maiores empresas que fabricam este tipo de produto nos Estados Unidos da América. A empresa é especializada na venda a restaurantes (ao contrário da Beyond Meat, que se concentra no retalho), que fornece produtos de “carne” feitos inteiramente a partir de vegetais, mas com a cor, textura e sabor da carne.

A produção desses produtos é baseada em proteínas vegetais de ervilhas e soja, às quais são adicionados outros componentes, como óleo de coco e fibras vegetais, e submetidos a vários processos de vaporização, pressão e mudanças de temperatura para obter semelhança com a carne original.