Recursos Humanos

As suas atitudes podem estar a levar os seus melhores colaboradores a sair…

mau chefe - recursos humanos

É um facto: existem muitas razões que podem levar um dos membros da sua equipa a abandonar a empresa. Mas mais frequentemente do que possa pensar, a principal razão prende-se com um sentimento de insatisfação em relação ao ‘homem do leme’. Isso mesmo, os líderes e as suas atitudes são quem mais leva um colaborador a decidir abandonar a organização para a qual trabalha.

Um artigo recentemente publicado pela revista Inc. revelava quais os principais traços de personalidade, ou atitudes, de um líder que podem levar um colaborador a ‘saltar para fora do barco’. O que importa destacar? Que a maioria desses fatores está, sobretudo, relacionado com a forma de comunicar. Isso. As palavras que usa são mais poderosas do que possa pensar, por isso, reunimos alguns dos traços que achamos mais relevantes e que o podem levar a perder os melhores membros da sua equipa:

  • Ficar com os créditos do trabalho de uma outra pessoa;
  • Tirar conclusões precipitadas ou sem reunir todos os factos;
  • Achar que sabe tudo;
  • Interromper quando alguém está a falar;
  • Não confiar naquilo que os colaboradores dizem;
  • Não reconhecer um bom trabalho ou os esforços da equipa.

Sim, reconhecer o trabalho da sua equipa é mesmo muito importante. Um estudo publicado pela Gallup recentemente revelou que apenas 1/3 das pessoas sentia que o seu trabalho e os seus esforços tinham sido valorizados nos últimos sete dias.

De resto, esse mesmo grupo de pessoas revelou também ter duas vezes mais probabilidades de abandonar a empresa para que trabalhava do que os restantes inquiridos.  Afinal, quem é que quer desempenhar uma função que nunca é reconhecida?

E na verdade a solução é muito simples de resolver. Afinal, o reconhecimento não custa nada e, se seguir um determinado modelo, pode ser bastante eficaz. Pelo menos segundo a Inc. Para a publicação, o reconhecimento mais eficaz que pode dar à sua equipa deve ser: “público, autêntico, imediato, específico e entusiasta”.

“Quando inclui estes elementos, o reconhecimento é sempre bem recebido e ajudará a promover o engagement e a aumentar a motivação”, refere.

Por fim, saiba que a fonte do reconhecimento também é relevante. 10% dos inquiridos pelo estudo da Gallup dizem que o reconhecimento de que mais se recordam veio de um dos seus pares, 10% revela que veio de um dos seus clientes e 24% indica que veio da parte do CEO da empresa para a qual trabalham. Mas sabe qual foi o reconhecimento considerado como o mais memorável? Aquele que nunca será esquecido? Segundo o estudo, veio da parte do superior hierárquico mais direto de um colaborador.

Por isso, como líder, não se esqueça da importância do feedback que dá à sua equipa, já que poderá fazer toda a diferença não só na produtividade, como na taxa de retenção da sua empresa.