Empresas

AEP leva empresas nacionais à Costa do Marfim

AEP leva empresas nacionais à Costa do Marfim

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) organizou uma missão empresarial à Costa do Marfim. Assim, até ao próximo dia 19 de julho, oito organizações ligadas aos setores do arroz, bebidas, oleaginosas, construção, cereais e metalomecânica estarão em Abidjan para reunir com empresas locais e perceber que potencialidades podem existir para os vários setores de atividade.

“Para além dos habituais encontros bilaterais, os representantes portugueses vão ter oportunidade de expor os seus produtos numa Mostra na Câmara de Comércio e Industria de Abidjan, que será visitada por compradores locais”, explica a AEP.

Segundo a AEP, nos últimos seis anos a Costa do Marfim tem apresentado taxas de crescimento do PIB superiores a 7% por ano, tendo ultrapassado em 2016 cerca de 8,5%, o crescimento mais elevado da África Ocidental.

“As trocas comerciais com países europeus têm-se vindo a acentuar significativamente ao longo dos últimos anos, nomeadamente com Portugal, onde o destino ocupa uma posição cada vez mais importante no ranking das nossas exportações (desceu da 76ª posição em 2011 para a 58ª posição em 2015). O número de empresas portuguesas que exporta para a Costa do Marfim quase duplicou em cinco anos, passando de 80 em 2011 para 149 em 2015. Os setores da alimentação e bebidas, minerais, celulose, metalomecânica e calçado são os que mais exportam para aquele país, que tem cerca de 20 milhões de habitantes mas está estrategicamente situado numa área de influência com quase 230 milhões de consumidores”, acrescenta a Associação Empresarial de Portugal.