Quantcast
VI Congresso APED

“Lisboa é a 7ª cidade europeia para turismo de compras”

Aped  e

A manhã do segundo dia do VI Congresso da APED (4 de maio) começou com o discurso pró-inovação da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. Logo de seguida o tema debatido foi o Retalho com o ativo do Turismo, que contou com a presença de Fernando Medina,  Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Luís Araújo,  Presidente do Turismo de Portugal, Luiz Mór (LM), vice presidente da TAP e Renato Lira Leite (RLL),  Mananging Partner Global Blue Portugal.

Luís Araújo sublinhou que “o retalho tem tudo a ver com o turismo. O turismo é um dos motores de mudança no retalho nas cidades. E o turismo beneficia de um retalho cuidado”. O presidente do Turismo de Portugal acrescentou ainda que “Lisboa é a sétima cidade europeia para turismo de compras, em termos de motivação, ajudado pela temperatura e dias de sol”.

“Há seis anos consecutivos, em Lisboa estamos a subir a dois dígitos. Estamos achegar às 10 milhões de dormidas. Este processo provoca muitas alterações na cidade, algumas positivas, a maior parte, e algumas de sinal amarelo. Como fazemos crescer as boas dinâmicas e como acautelamos a que podem colocar em risco a vida da cidade”, referiu Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Potencial de crescimento junto dos turistas chineses

“Acompanhamos as tendências no mercado. Por exemplo os brasileiros estão a crescer. Angola também. Os turistas chineses estão a crescer em Portugal. Recebemos 150 mil sem voo direto, o que dá potencial de crescimento”, acrescentou Luís Araújo. E referiu que a maioria das lojas na Avenida da Liberdade tem um colaborador que sabe falar chinês.

Por sua vez, Renato Lira Leite indicou que “o mercado de luxo e as lojas tradicionais com produtos exclusivos que sejam feitas por marcas tradicionais vão ter um valor enorme, e são uma grande tendência”.

Já Luíz Mór, da TAP, indicou que a empresa segue a tendências do mercado e está “a criar condições para incentivar os norte-americanos a ficar em Portugal na sua passagem para a Europa”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever