Blogue "O Retalhista"

5 dicas para se sentir mais atualizado (e ter temas de conversa)

amazon

Há um truque usado por todos aqueles que escrevem milhares de caracteres por semana e sofrem de uma branca inspiracional: escrever pouco sobre muitos tópicos. Como estou desde esta manhã a tentar escrever algo com princípio meio e fim – e com nexo – para continuar a elevar a qualidade deste blogue  e não estou a conseguir, decidi usar esse truque.

E assim dividi este texto em vários assuntos, que aparentemente nada têm a ver uns com os outros, mas até ganham algum sentido se forem lidos de rajada. E se o Miguel Sousa Tavares o faz para o Expresso todas as semanas, porque não hei-de fazer para a Distribuição Hoje? O conteúdo é rei e não devem perder pitada do que aqui se segue. Isto, claro, para ficarem super atualizados e com cinco temas novos de conversa:

  1. Inteligência artificial nas organizações: é um artigo que publicamos numa das publicações digitais do Grupo IFE, o RH Bizz. Espaço dedicado aos profissionais de Recursos Humanos mas que deve ser lidos por todos. Não temos, todos os dias de gerir relações humanas? Leiam este artigo porque a inteligência artificial vai alterar as nossas vidas. Não mandar nelas – acredito. Apenas facilitar e libertar os humanos para coisas mais “nobres”. Espero.
  2. Porque é que a Amazon é considerada a empresa mais inovadora de 2017 (Quo Vadis Apple?): a revista Fast Company leva-nos numa viagem pela inovação da Amazon. Sobretudo com a forma como tem aberto lojas físicas e como está a utilizar o sistema Alexa – talvez aquilo que a Apple queria (ou quer, ou não sabe muito bem ainda) com o sistema Siri.
  3. Como vencer o cinismo dos consumidores: Sim, retalhistas esta é para vocês! Vejam o que alguns dos maiores publicitários do mundo dizem sobre as formas como o retalho pode chegar mais perto dos cidadãos.
  4. A forma como viajamos, ou melhor, nos transportamos do ponto A para o ponto B está a mudar. Mesmo. Mais depressa do que se julga. Daqui a 10 anos tudo será diferente, quer nas nossas vidas pessoas quer profissionais. A revista Monocle mostra-no estes caminhos neste vídeo.
  5. E se escrevi sobre viagens no ponto anterior (cá está a ligação que vos falava na introdução) falamos de turismo, claro está, agora que Portugal está a tornar-se uma meca de turismo. Vejam como a Argentina se está a promover nesta campanha autêntica. Sim, podemos continuar a ser autênticos, verdadeiros, portugueses sem medo de desagradarmos a quem nos visita. Os argentinos, pelo menos não têm medo disso.

Bem hajam!